André Teoman.







Portugal.

André Teoman, nascido em Viana do Castelo, Portugal em 1989, foi criado entre Viana do Castelo e Istambul. Teoman, teve aulas de design em Viana do Castelo. A sua experiência no mundo das marionetas e do teatro também influenciou o seu amor pelo mundo da fantasia.
Em 2012, deixou a sua cidade natal e foi para o Porto, para começar a trabalhar com diversas marcas de mobiliário de design de luxo como a Boca do Lobo e a Koket, onde desenvolveu peças como a Mesa de Jantar Newton, o Armário Piccadilly ou o Lustre Hipnótico, consideradas tendências de muitos trendsetters.

Venceu também o prémio Young Design International 2014 pela Light + Building Messe Frankfurt Fair. No final de 2014 partiu para iniciar uma nova aventura…. o seu próprio estúdio que começou no início de 2015.
Fazer a diferença no artesanato tradicional da sua cidade natal é agora tão importante como realizar projetos significativos. Preservar este artesanato é uma missão, uma vez que as técnicas tradicionais de fabrico estão a ser esquecidas em todo o mundo.

Teoman não acredita na unidade do “verdadeiro, do bom e do belo”, que o design esteticamente valioso e consciente da qualidade nos tornará pessoas melhores, como a Bauhaus ou a Werkbund proclamaram em tempos. Cria o seu próprio mundo com coisas perversas e transforma-as numa simbolização de gosto e humor distintos. Olhando para a emoção como uma das suas prioridades, as peças têm este forte vínculo emocional com o conceito que faz com que o utilizador olhe duas vezes e pense sobre o assunto.

O seu trabalho recente já começou a ser notado e premiado. A imprensa internacional tem dado destaque e com o prémio Adesign conquistado em 2015, o estúdio começou com o pé direito. O convite para fazer parte da Bienal de Design de Portugal com a mesa Caleidoscópio foi outro marco importante de 2015, a que se seguiu a exposição Welcome to the Club, no início de 2016, na ShowMe Art & Design Gallery.


Produtos
Relacionados.